Entender como funcionam as caixas de gordura e como deve ser feita a limpeza e manutenção é fundamental para que empresas estejam de acordo com a legislação.
Afinal, os resíduos orgânicos podem ser um grande problema se não forem tratados e descartados da maneira correta. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
O que são as caixas de gordura?
A função principal da caixa de gordura é remover os resíduos sólidos do efluente gerado nas cozinhas, antes que chegue em sistemas de tratamento posteriores como ETE´s ou, no caso desses não existirem, de impedir que tais resíduos sejam descartados em corpos receptores hídricos ou diretamente no solo. Isso porque a gordura é um efluente que apresenta uma carga orgânica muito alta. Desse modo, quando disposto da maneira incorreta pode causar impactos sérios ao meio ambiente.
De modo geral, as caixas de gordura funcionam como um compartimento de retenção de resíduos dentro da rede de esgoto. Para isso, são instaladas depois da coleta de esgoto através dos ralos.
O equipamento é composto por um tanque que tem a função de separar a gordura e outros materiais orgânicos provenientes dos ralos para que não cheguem em sistemas de tratamento posteriores ou não sejam descartados inadequadamente. Portanto, é um compartimento ou estágio de tratamento de efluentes de suma importância, especialmente para empresas industriais, comerciais ou de qualquer outra que possua cozinha com alto fluxo de resíduos orgânicos.
Existem dois tipos bastante comuns de caixa de gordura: as de PVC e as de alvenaria. O primeiro modelo é mais comum em unidades familiares, já que são menores, mais baratos e fáceis de limpar e instalar.
Já as caixas de gordura de alvenaria são comumente instaladas em lugares maiores, já que podem reter maiores quantidades de gordura e resíduos orgânicos. Geralmente, as caixas são sifonadas, possuindo chicanas internas que drenam e separam os resíduos sólidos do efluente.
Por isso, é importante tomar cuidado com os resíduos que são descartados nas tubulações de esgoto. Além disso, para evitar o entupimento é de suma importância fazer a manutenção periódica da rede de tubulação e da caixa de gordura.
Por que limpar a caixa de gordura?
Como explicamos anteriormente, as caixas de gordura são fundamentais para manter o bom fluxo de efluentes nas tubulações de esgoto. Isso porque promovem uma filtragem dos resíduos orgânicos sólidos vindos das cozinhas.
Contudo, quando as caixas retêm gordura em excesso, esta pode sofrer um processo de petrificação, que leva ao mal funcionamento do sistema de tratamento.
Por essa razão, a manutenção das caixas de gorduras deve ser feita periodicamente. Quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza, maior a probabilidade dela entupir, transbordar, gerar mau cheiro, atrair insetos, entre outros problemas.
E, dependendo do grau de saturação de material orgânico na caixa, é muito provável que haja retorno do esgoto para os ralos das cozinhas, causando inúmeros transtornos aos usuários.
Sem contar os altos custos para desentupir e o risco de ter o estabelecimento autuado pela Vigilância Sanitária. Aliás, empresas podem ser multadas pelo órgão responsável pela fiscalização, caso seja constatado o descarte incorreto de efluentes.
A limpeza da caixa de gordura, portanto, é de fundamental importância. Principalmente porque evita que o meio ambiente e os recursos naturais sejam contaminados.
Vale ressaltar que a manutenção só pode ser feita por uma equipe qualificada e que siga as diretrizes da lei. Isso porque, além da limpeza, esse trabalho também consiste em:
- Impedir qualquer tipo de alteração nas condições de vida aquática nas águas receptoras;
- Evitar a poluição de mananciais hídricos (superficiais ou subterrâneos) destinados ao abastecimento de casas e estabelecimentos empresariais, bem como a dessedentação de rebanhos e na agricultura de forma geral;
- Avaliar e seguir os limites permissíveis, a critério do órgão local responsável pela saúde pública.
Como tradicionalmente é feita a limpeza das caixas e o descarte de efluentes
De modo geral, as empresas que cuidam da limpeza e descarte de efluentes precisam seguir as normas de conduta previstas em lei.
O modo mais tradicional de limpeza é o realizado por meio de caminhões especializados, geralmente de sucção, que possuem tecnologia para sugar o efluente com os resíduos sólidos de dentro da caixa de gordura.
Essa forma de limpeza pode causar vários transtornos e riscos entre eles:
- movimentação e ocupação de espaço por caminhão de grande porte nas dependências das empresas com trânsito de pessoas e outros veículos por perto;
- ocorrências de vazamentos de resíduos com odores fortes desagradáveis pelo estabelecimento;
- Limpezas mecânicas frequentes por não atacar a causa do problema do acúmulo de gordura nas caixas;
- custos elevados.
É fundamental também que os profissionais estejam protegidos para evitar qualquer tipo de contaminação ou outros riscos à saúde ocupacional.
Conforme determina a lei, o descarte precisa ser feito em um local adequado, ou seja, em Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), sendo o sistema biológico o mais utilizado nessas estações e onde a Biotecnologia tem se destacado como a forma mais eficaz, econômica e sustentável de tratamento.
Biotecnologia para caixas de gordura
Uma solução segura, sustentável, eficaz e econômica para limpeza de caixas de gordura é a aplicação de produtos bioestimuladores e bioaumentadores para tratamento e limpeza de caixas de gordura.
Essas soluções biotecnológicas são capazes de otimizar a atividade de degradação da biota de microrganismos das caixas de gordura, fazendo com que ela seja acelere o processo de despoluição do efluente gerado nas cozinhas.
As principais vantagens é que essas biotecnologias são:
- inofensivas à saúde das pessoas;
- não causam danos ao meio ambiente;
- reduzem muito a frequência das inconvenientes, caras e arriscadas limpezas mecânicas através de caminhões de sucção.
O uso de soluções biotecnológicas inovadoras, eficazes, econômicas e sustentáveis, oferece também outras vantagens, como:
- Redução de limpezas mecânicas;
- Minimização da massa de gordura sobrenadante e incrustada;
- Redução de odores nocivos por minimização de cargas orgânicas geradoras dos mesmos nos sistemas de tratamento biológico;
- Prevenção e redução de entupimentos e transbordamentos causados por acúmulo de matéria orgânica;
- Prevenção e redução de vetores;
- Aumento da eficiência dos sistemas de tratamento biológico.
Diante de todos esses benefícios, a biotecnologia para limpeza e manutenção de caixas de gordura tem sido cada vez mais utilizada em empresas industriais, comerciais, de serviços, bem como em residências.
Conheça as soluções Nutrenzi
Sediada em Araçoiaba da Serra (SP), a Nutrenzi é uma empresa especializada em biotecnologia com atuação nacional.
A empresa utiliza as melhores práticas e inovações no desenvolvimento de técnicas naturais para a resolução de problemas ambientais em diversos segmentos. Acesse o nosso site e conheça todas as soluções!