Blog

O importante papel do representante comercial e o sucesso de uma empresa

Entre tantas datas comemorativas que o mês de outubro costuma ter, uma não tanto mencionada pela massa, mas muito importante para atuantes no mundo corporativo é o dia do representante comercial. Aproveitamos o gancho para falar um pouco sobre o trabalho que o nosso time de representantes exerce em todos os estados do Brasil, bem como seu papel fundamental para o crescimento de uma empresa como a nossa!

O que é um representante comercial?

A definição de representante comercial é simples e direta: uma pessoa ou empresa, sem relação de emprego, que não eventualmente (ou seja, periodicamente) realizam negócios (vendas).

Em outras palavras, trata-se de uma pessoa jurídica ou física que capta negócios para uma determinada empresa, sem ser contratado diretamente pela mesma.

Representante comercial qualificado:

Saber contratar um representante é crucial para o sucesso da sua empresa e, consequentemente, os seus resultados. Todos podem carregar esse título, mas poucos sabem desempenhá-lo com maestria, organização e responsabilidade. Abaixo listamos alguns “pré-requisitos” que consideramos fundamentais nas habilidades de um representante:

  1. Estudioso: Busque uma pessoa que estude frequentemente sobre vendas,  a sua área de atuação e, claro, a sua empresa, a fim de adquirir domínio e segurança para falar, com propriedade técnica, convicção e entusiasmo, a respeito dos seus produtos e serviços.

  2. Organizado: Priorize profissionais que trabalham com cronogramas, planilhas, que saibam gerenciar seu tempo, seu ambiente de trabalho e que tenham métodos eficazes para a realização do mapeamento e abordagem das prospecções.

  3. Proativo: Isso vale para qualquer profissional, independente da sua área de atuação. Em tempos de internet e acesso fácil a qualquer tipo de informação, ninguém quer mais ficar “perdendo tempo” passando instruções repetidas vezes. Trabalhar com quem apresente soluções, além daquelas que você ensinou, é sempre um diferencial;

  4. Comunicativo: Ter clareza nas suas abordagens e explicações sobre o produto ou serviço ofertado e fundamental. Ser cordial com potenciais clientes é premissa básica. Simpatia deve estar no DNA deles. Afinal, ninguém compra nada de quem faz cara feia!

  5. Transparente: Ter transparência nas suas colocações, seja com você ou com o prospect, evita MUITA dor de cabeça, falha de comunicação e expectativas frustradas. Afinal, o ajustado nunca sai caro. Portanto, pessoas com essa habilidade, que parece ser tão “banal”, porém, cada vez mais escassa, são pessoas as quais você também quer ter por perto!

Como motivar um representante comercial?

Uma vez que ele não é contratado, diferente de um vendedor que assume um compromisso de exclusividade com a sua empresa, o seu maior desafio como gestor empresarial, é saber motivar o representante comercial para que este, por sua vez, queira sempre priorizar o fechamento de negócios para a sua empresa, e não de outras que talvez ele possa também representar. Sendo assim, é de suma importância que você busque trabalhar com representantes que tenham, na sua essência, espírito empreendedor, e que trate a sua empresa como um verdadeiro cliente, querendo sempre superar suas necessidades e expectativas.

Claro, que, como qualquer outra relação trabalhista ou comercial, dificilmente alguém vai querer sempre surpreender você, se não existir uma relação de troca benéfica entre as partes (ou ganha-ganha).

Sendo assim, aqui vão 5 dicas para você fidelizar e ter os seus representantes sempre por perto e ávidos para buscar oportunidades qualificadas para você:

  1. Trabalhe com comissões que vão além do que o mercado costuma pagar. O famoso “seja generoso” ao reconhecer o cliente que ele conquistou para o seu negócio;

  2. Se possível, ofereça um valor fixo ou uma ajuda de custo para que ele consiga ir além na hora de realizar as prospecções;

  3. Lembre-se de sempre manter uma relação cordial com o mesmo, assim como você faz com seus clientes internos e externos. Se possível, chame-o para os eventos da sua empresa, de forma que ele se sinta, não só parte de um processo, mas também de um corpo;

  4. Invista nas premiações para aqueles que batem metas / submetas e, principalmente, para aqueles que superaram as metas preestabelecidas;

  5. Independente de ele não ser um funcionário contratado da sua empresa, eventualmente, também invista em treinamentos para ele. As habilidades que adquirirá, auxiliarão o desempenho dele na captação de clientes para seu negócio!

Divisão por regionalidade e os representantes da Nutrenzi:

Claro que, se a sua empresa, assim como a Nutrenzi, atua em diversas regiões territoriais, um ponto de atenção e fator motivacional para um representante, é delimitar bem as áreas de atuação de cada qual, afinal, você certamente precisará de mais de um profissional para trabalhar em diferentes estados.

Aqui na Nutrenzi, atualmente, contamos com representantes em todos os estados do Brasil, trabalhando de forma muito presente em cada um deles.

Todos os nossos representantes utilizam de tecnologias e estratégias digitais para aprimorarem seu mapeamento de abordagem e captação de oportunidades qualificadas, porém, jamais deixando de marcar presença física nos locais, isto é, nas empresas que querem prospectar e captar. Até porque, como conhecido, a Nutrenzi trabalha com soluções personalizadas e customizadas. Para isso, ver ao vivo e a cores a situação e os problemas enfrentados pela empresa prospectada, é essencial para a conquista da mesma como nossa cliente!

Nossa gratidão constante aos resultados obtidos para o nosso crescimento

Desde a nossa fundação, no ano de 2004 apostamos na estratégia de trabalharmos com representantes comerciais e, desde então, os resultados que obtivemos comprovaram a competência dos mesmos e a sinergia que temos com cada um deles.

Nossos profissionais oferecem soluções customizadas, com criterioso acompanhamento técnico, entregando resultados excepcionais aos clientes, fechando não somente bons negócios, mas fidelizando relações comerciais e parcerias duradouras ao longo do tempo.

Obrigado a todos os nossos representantes comerciais que estão na linha de frente, buscando a otimização dos resultados positivos da Nutrenzi!