O impacto do uso de biocidas na produção de papel e celulose é uma preocupação constante das indústrias desse setor. A busca constante por medidas que protejam a saúde dos funcionários contra o uso de produtos e insumos tóxicos e agressivos dentro do processo produtivo, tem sido prioritária para as empresas que já optam por Biocidas de Nova Geração. Cujas composições, além de serem mais eficientes e econômicas, levam a sério a adoção de uma gestão empresarial sustentável.
O que são biocidas
Biocidas são compostos químicos utilizados para o controle da proliferação de microrganismos indesejáveis dentro dos mais variados processos. Sejam industriais, comerciais, residências, hospitalares, agrícolas, agropecuários, entre outros. São considerados biocidas produtos como herbicidas, pesticidas, inseticidas e bactericidas.
O uso destas substâncias exige qualificados trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de princípios ativos inovadores que, cada vez mais, possam garantir a eficácia e eficiência das aplicações voltadas à minimização de contaminação de seres vivos, processos produtivos, superfícies, lavouras e demais situações onde o meio ambiente possa vir a ser afetado negativamente pela presença de microrganismos nocivos. Vale destacar que a produção, comercialização e uso de biocidas é controlada por várias legislações que determinam uma série de boas práticas para o manuseio destes produtos, especificando técnicas de transporte, manuseio e aplicação de cada classe de produto.
Biocidas à base substâncias tóxicas prejudicam o ambiente
Apesar da regulamentação, alguns tipos de biocidas que levam em suas composições elementos comprovadamente nocivos à saúde dos usuários e ao meio ambiente, são alvo de críticas de especialistas no assunto pela flexibilização, em muitos aspectos, dos tipos e dosagens dos produtos cujas aplicações são liberadas no Brasil. Para muitos, o país realiza concessões demais na utilização de substâncias cujos impactos podem ser prejudiciais ao ecossistema a curto, médio e longo prazo.
Entre estes produtos estão substâncias à base de Cloro/Hipoclorito de Sódio, Bromo/Brometos, Isotiazolinonas, Dióxido de Cloro que, em alguns países, são considerados até ilegais, impedindo a importação e o estabelecimento de relações comerciais com empresas brasileiras.
Na fabricação de papel e celulose, os biocidas são utilizados principalmente para evitar a formação de biofilmes/slimes na parte interna dos maquinários. Que além de danificarem o equipamento pelo aumento da proliferação de colônias de microrganismos, podem prejudicar a produção do papel, gerando deformidades neste e odores desagradáveis no processo e no próprio produto final.
Biocidas de Nova Geração protegem o ambiente e atraem mercado internacional
Uma das possibilidades inovadoras para garantirmos um funcionamento otimizado e dar longevidade às máquinas de produção de papel e celulose trazendo, além de mais eficiência e economia, também maior sustentabilidade para as atividades de fabricação, é a utilização de Biocidas de Nova Geração que são produtos de tecnologia disruptiva. Eles são isentos de substâncias que geram subprodutos perigosos nas suas aplicações como as derivadas de cloro, bromo, isotiazolinonas, glutaraldeídos, entre outras tóxicas. O uso de Biocidas de Nova Geração, além de ter aplicação amigável aos usuários e ao meio ambiente, atestam a responsabilidade socioambiental das empresas que os adotam, fortalecendo as marcas destes produtos, nacional e internacionalmente.
Óbvio que os processos de inovação de produtos sempre exigirão muito investimento, trabalho e suor de equipes qualificadas de P&D para entregas cada vez mais otimizadas e que busquem sempre gerar o necessário equilíbrio entre eficiência, economia e sustentabilidade.
As soluções inovadoras e customizadas da Nutrenzi, nesses mais de 20 anos de atuação empresarial atendendo clientes de todos os portes no país, primam por esse equilíbrio oferecendo, entre outras, uma linha completa de Biocidas de Nova Geração para as indústrias de papel e celulose.
Sobre a Nutrenzi
A Nutrenzi possui várias divisões de produtos e serviços que incluem, além de soluções para o processo produtivo das indústrias de papel e celulose, também outras para tratamento biológico e físico-químico de efluentes; neutralização de odores; limpeza industrial, comercial e residencial e hospitalar; biorremediação de solos e águas contaminados. Conta também com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados para avaliar as suas necessidades e fornecer uma solução personalizada e inovadora às suas demandas.