efluentes-industriais

Tratamento de efluentes industriais e domissanitários exige cuidados para maximização da eficiência e a preservação do meio ambiente

Inegavelmente, o cuidado com o meio ambiente tem sido um elemento cada vez mais presente no segmento industrial. Além de garantir o bem-estar dos funcionários e a proteção do planeta, estabelecer políticas e processos inovadores, eficientes e customizados de tratamento de efluentes industriais e domissanitários também é um diferencial na hora de fechar contratos e posicionar a marca destacadamente entre os consumidores.

O que são efluentes industriais

Os efluentes industriais e domissanitários são as águas residuárias contaminadas oriundas dos processos produtivos, restaurantes, sanitários e de limpezas das plantas fabris, que são lançadas no meio ambiente ou encaminhadas às estações de tratamento. 

O que vai determinar se um efluente afetará o ecossistema em que está sendo lançado é justamente o adequado tratamento feito pelas empresas de acordo com as exigências das legislações ambientais e dos órgãos fiscalizadores. Nesse sentido, o uso de soluções biotecnológicas no tratamento de efluentes, cada vez mais vem ganhando espaço como a melhor estratégia e alternativa para uma gestão empresarial que valoriza, de fato, sua responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade do planeta.

Além disso, variados são os sistemas hoje existentes para o tratamento de efluentes industriais e domissanitários, sendo os mais comumente adotados para a redução de cargas orgânicas e contaminantes químicos, após a etapa de tratamento preliminar:

Sistema Físico-Químico

 É usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos. Como resultado, esse tipo de tratamento, composto basicamente pelas etapas de coagulação, floculação, decantação ou flotação, deságue e destinação de lodo, tem como principal finalidade reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico.

Sistema Biológico

 O tratamento biológico é uma das soluções mais econômicas para tratar efluentes. Sobretudo, onde a matéria orgânica contaminante é degradada e digerida por microrganismos (bactérias, protozoários, algas, entre outros) presentes nas estações de tratamento. Os dois principais tipos de processos de tratamento biológico são o aeróbio e anaeróbio:

Nos processos de  tratamento de efluentes aeróbios, os microrganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como “alimento” e fonte de energia, mediante processos oxidativos. Em suma, nesse processo, o efluente precisa ser submetido a temperaturas específicas, estar com o pH e oxigênio dissolvido (OD) controlados, além de obedecer uma ideal relação entre nutrientes e microrganismos. Assim sendo, os microrganismos responsáveis por este processo de eliminação da matéria orgânica são, em sua maioria, heterótrofos aeróbios e facultativos, promovendo a remoção da matéria orgânica com mais eficiência. De fato, os sistemas aeróbios mais comuns são reatores e lagoas aeradas, filtros biológicos e os sistemas de lodos ativados, que propiciam a melhor eficiência na remoção de cargas.

Nos processos anaeróbios, diferentemente dos aeróbios, não se utiliza o oxigênio. Por isso, eles são mais lentos e a produção de biomassa é significativamente menor. Visto que a taxa de crescimento dos microrganismos anaeróbios é baixa. Dessa forma, eles convertem parte da matéria orgânica em gases, aumentando a possibilidade de causar danos à camada de ozônio. Nesse sentido, recomenda-se a instalação de queimadores de gases nas estações que optam por esses processos. Aliás, outro fator que merece atenção é o risco de emissão de odores nas instalações, causadas pelo gás metano.

A Linha de Soluções Biotecnológicas Nutrenzi customiza o tratamento de efluentes industriais e domissanitários

A Nutrenzi possui soluções inovadoras e customizadas para otimizar o tratamento de efluentes industriais e domissanitários através das tecnologias de bioestimulação e bioaumentação. Com mais de duas décadas de atendimento não só à indústria, mas também ao comércio, serviços e residências, a Nutrenzi possui um time de especialistas em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) altamente qualificado e pronto a entregar resultados disruptivos em termos de eficiência, economia e sustentabilidade aos seus clientes.

Entre as principais soluções biotecnológicas voltadas ao tratamento de efluentes e apresentadas em seu catálogo estão:

Tratamento biológico de efluentes industriais:

NSA 100

Bioestimulador em pó, composto por blend balanceado de nutrientes e vitaminas. Utilizado para potencializar, através dos processos de balanço nutricional e bioestimulação, a atividade da fauna de microrganismos existentes em sistemas biológicos de tratamento de efluentes, principalmente lodos ativados, lagoas aeróbias e anaeróbias, reatores anaeróbios, ETE’s compactas, valos de oxidação e tratamento de chorume. Acelerando o processo de degradação de matéria orgânica e, consequentemente, de depuração das águas residuárias industriais, esgotos domésticos e lixiviados de aterros.

NSA 150 

Bioestimulador líquido, composto por blend balanceado de nutrientes e vitaminas. Utilizado para potencializar, através dos processos de balanço nutricional e bioestimulação, a atividade de fauna microrganismos existentes em sistemas biológicos de tratamento de efluentes que recebam altas cargas e grandes vazões, em especial lodos ativados, lagoas aeróbias e anaeróbias, reatores anaeróbios, valos de oxidação e tratamentos de chorume. Acelerando o processo de degradação de matéria orgânica e, consequentemente, de depuração das águas residuárias industriais, esgotos domésticos e lixiviados de aterros.

NSA 155

Bioestimulador líquido, composto por blend balanceado de nutrientes e vitaminas. Utilizado para potencializar, através dos processos de balanço nutricional e bioestimulação, a atividade da fauna de microorganismos existentes em sistemas biológicos de tratamento de efluentes que recebam cargas e vazões regulares, principalmente lodos ativados, lagoas aeróbias e anaeróbias, reatores anaeróbios, ETE’s compactas, valos de oxidação, tratamentos de chorume. Acelerando  o processo de degradação de matéria orgânica e, consequentemente, de depuração das águas residuárias industriais, esgotos domésticos e lixiviados de aterros.

Tratamento biológico de efluentes domissanitários:

NSA 120

Bioestimulador em pó, composto por blend balanceado de nutrientes e vitaminas. Utilizado para potencializar, através dos processos de balanço nutricional e bioestimulação, a atividade da fauna de microrganismos existentes em sistemas biológicos de tratamento de efluentes. Especialmente em startup ou restartup de estações com pouco lodo biológico formado, bem como em caixas de gordura industriais, acelerando o processo de degradação de matéria orgânica e, consequentemente, de depuração das águas residuárias.

NSA 155FC

Bioestimulador líquido, composto por blend balanceado de nutrientes e vitaminas. Utilizado para acelerar a degradação de material orgânico em caixas de gordura e em sistemas sépticos dos tipos fossas-filtros-sumidouros residenciais, comerciais e industriais.

NSA 169 

Ativador biológico líquido, para degradação de matérias orgânicas em sistemas com alto teor de gorduras, óleos, graxas, proteínas e carboidratos.

NSA 200 

Composto multienzimático líquido para fracionamento e desprendimento de matéria orgânica existente em sistemas de tratamento de efluentes ou incrustadas em paredes de tubulações. Proporcionando um melhor e maior fluxo dos efluentes. Bem como a redução de intercorrências pontuais ou crônicas de incrustamentos, entupimentos e transbordos. Por certo, aumentando a eficiência em ETE’s, caixa de gordura, sistema fossas-filtros biológicos-sumidouros; redes de tubulações de esgoto ou de processos industriais.

Tratamento físico-químico de efluentes:

NSA 400

PAC – Policloreto de Alumínio / Coagulante líquido, utilizado no tratamento físico-químico de águas e efluentes (clarificação, quebra de emulsão, separação água/óleo, etc) com várias concentrações disponíveis. 

NSA 403

Policloreto Férrico / Coagulante líquido, utilizado no tratamento físico-químico de águas e efluentes (clarificação, quebra de emulsão, separação água/óleo, etc) com várias concentrações disponíveis.

NSA 405

Aluminato de sódio líquido, utilizado no tratamento de água (redução de dureza) e também como um coagulante auxiliar para melhorar a floculação e para remover sílica dissolvida.

NSA 420 

Polímero Catiônico para tratamento físico-químico de efluentes e águas.

NSA 430

Polímero Aniônico (emulsão ou pó) para tratamento físico-químico de efluentes e águas.

NSA 750

Antiespumante líquido, base água ou silicone utilizado para eliminar a espuma já formada ou evitar a sua formação.